26/07/12

Ao vivo... Frigg

Data - 20 de Julho de 2012
Local - Castelo de Sines
Notas - Oriundos da Finlândia, os Frigg apresentaram-se em Sines para uma dança colectiva, com o seu folk a fazer lembar "Bluegrass" e que o próprio grupo auto-denomina como "Nordgrass". Com uma música assente em violinos, violas e contrabaixo e uma boa disposição em cima do palco, foi com imensa facilidade que o grupo conseguiu transmitir para a plateia um ambiente de festa.
Logo aos primeiros acordes do grupo, uma onda de alegria propagou-se pela assistência que quase enchia o recinto e criou-se um ambiente de grande festa, no entanto, ao fim de algum tempo a música dos Frigg torna-se algo repetitiva, mas nem isso fez com que a alegria fosse quebrada, e este septeto que já tem uma longa carreira com seis discos editados, proporcionou um concerto muito agradável.

Formação:

Alina Jarvela - Violino
Tero Hyvaluoma - Violino
Tommi Asplund - Violino
Antti Jarvela - Contrabaixo
Thomas Logren - Guitarra
Petri Prauda - Bandolim, Cistre e Gaitas

Ao vivo... L'Enfance Rouge com Lofti Bouchnak

Data - 20 de Julho de 2012
Local - Castelo de Sines
Notas - O projecto L'Enfance Rouge que inclui elementos franceses e italianos e que desenvolve um estilo musical muito próximo do rock progressivo, apresentou-se nesta edição do Festival Músicas do Mundo com o tunisino Lofti Bouchnak, considerado um dos melhores intérpretes da canção árabe.
Se os L'Enfance Rouge eram repetentes no festival, já Lofti Bouchnak fazia a sua estreia, e a expectativa em ver como é que ia resultar esta fusão de dois estilos tão diferentes, aparentemente incompatíveis, era imensa, e, para surpresa de todos, apesar de algumas sonoridades mais estranhas às quais se aliava a postura dos músicos em palco, resultou plenamente.
O contraste de uma postura repleta de energia por parte dos elementos dos L'Enfance Rouge, com a postura mais sóbria e discreta dos músicos de Bouchnak e ainda com o seu fantástico dançar gestual, criaram um ambiente que enfeitiçou o público, fazendo com que o mesmo ficasse perplexo a olhar para o palco e que, no final do concerto, fosse visível nos rostos dos espectadores um enorme ar de satisfação.
Um espectáculo de de grande nível.
O grupo era composto por:

Lotfi Bouchnak - Voz
François R. Cambuzat - Guitarra e voz
Chiara Locardi - Baixo e voz
Jacopo Andreini - Bateria
Addelhakim Kayed - Alaúde (oud)
Abdelmajid Ben Adfallah - Violino
Ahme d Chaibi - Qânun

25/07/12

Ao vivo... Al-Madar

Data - 20 de Julho de 2012
Local - Castelo de Sines
Notas - Liderado pelo libanês Bassam Saba, o projecto Al-Madar da New York Arabic Orchestra, pretende estabelecer através de sonoridades e ambiências musicais, uma circunferência (significado de Al-Madar) entre a música árabe e toda uma panóplia de sons originários de uma grande e cosmopolita cidade como New York.
Acompanhado pelo ensemble Al-Madar, composto por quatro músicos oriundos da orquestra, Bassam Saba apresentou-se nesta edição do Festival Músicas do Mundo em Sines para nos apresentar temas do álbum editado em 2010, "Wonderful Land".
A fusão da música de raiz árabe de tradições milenares, com a música anglo-saxónica de cariz mais moderno, resulta de forma brilhante e consegue cativar o público, apesar de em alguns momentos parecer algo muito estranho, mas esse é um dos fascínios da chamada "World Music", principalmente quando entra pelo campo da fusão de vários estilos musicais.
A formação que tocou em Sines, foi:

Bassam Saba - Alaúde (oud), Nay, Saz, Flauta Ocidental e Violino
April Centrone - Bateria e Percussões
Timba Harris - Violino e Trompete
Gyan Riley - Guitarras
Brian Holtz - Baixo